Posso dar ração úmida / saches para meu peludo a vontade?

Quem tem um pet em casa sabe que eles amam ração úmida, sachês e petiscos. Além de se empolgarem com o cheiro do alimento, a ingestão desse tipo de comida ocorre de maneira mais tranquila. Entretanto, sempre surge aquela dúvida: será que é saudável restringir a alimentação deles apenas às rações desse tipo?

Para responder a essa pergunta, é preciso considerar a diversidade de marcas disponíveis no mercado e outros fatores que interferem na qualidade da ração. Ainda assim, pode-se afirmar que a ração úmida apresenta algumas vantagens em relação à ração seca.

Veja, a seguir, uma breve comparação entre os dois tipos de alimentação para gatos e cães e saiba o que levar em consideração ao escolher os sachês e latas. Vamos lá!

Alimentação exclusiva com ração úmida faz mal?

O mito de que a ração úmida faz mal para cães e gatos, especialmente os felinos, tem sido muito difundido recentemente. O que contribui, majoritariamente, para legitimar essa preocupação é alguns dos componentes utilizados na maior parte das marcas de rações: corantes, substâncias químicas e a considerável perda de nutrientes no processamento do alimento, por exemplo.

Apesar de esses fatores fazerem parte tanto das rações úmidas quanto secas, acredita-se popularmente que as rações em sachês têm maior quantidade de sódio. Outra preocupação é que, na natureza, a dieta dos gatos possuía pelo menos 15% de vegetais advindos de suas presas e que as rações não apresentavam o percentual de vitaminas adequado.

Preocupações como essa são, sem embargo, justificadas. Por isso, ao buscar por uma ração em lata ou sachê que leve em consideração a saúde do gato ou cão deve-se considerar os efeitos a longo prazo. É válido ressaltar que uma ração úmida, seja ela natural ou não – embora as naturais levem a vantagem –, sempre será mais saudável do que uma ração seca industrializada, devido à quantidade de água presente no alimento.

Podemos citar também:

maior nível de saciedade;
aumento do apetite;
manutenção do peso adequado;
diminuição da ocorrência de problemas renais.
A ração seca, por outro lado, apresenta uma quantidade de água bem reduzida e o seu consumo exclusivo aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças renais a longo prazo. As fezes dos animais que consomem apenas esse tipo de ração costumam ter um odor mais forte, assim como a urina que, nos gatos, é liberada com menos frequência do que nos felinos que consomem rações úmidas.

O que levar em consideração ao escolher uma ração úmida?
Como já discutido anteriormente, quando se pretende adotar a ração úmida como principal forma de alimentação para cães ou gatos, torna-se ainda mais imprescindível levar em considerações certos fatores que influenciam a saúde e bem-estar do pet a longo prazo.

Por isso, prefira rações que:

não tenham corantes em sua composição;
especifiquem na embalagem que são completas e balanceadas e não apenas “específicas”;
naturais tanto quanto possível;
apresentam uma quantidade adequada de sódio e outras substâncias;
seja, preferencialmente, recomendada por um profissional da sua confiança.
Vale ressaltar que, para cães e gatos que apresentam um quadro de saúde mais delicado recomenda-se a consulta ao veterinário antes de optar por qualquer dieta. Esse profissional será capaz de recomendar o alimento adequado, a quantidade correta e propor adaptações eventuais de acordo com a saúde do seu pet.

2 thoughts on “Posso dar ração úmida / saches para meu peludo a vontade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *