Posso dar ração vegana para meu cão ou gato?

A alimentação dos nossos filhos é algo de extrema importância. Fazemos de tudo para que eles comam direitinho, se sintam fortes, saudáveis e com o pelo bonito. Pelo? Sim, lógico que estamos falando dos nossos filhos de quatro patas! Bebês humanos são fofinhos, mas o foco por aqui é o bem estar do seu pet.

A verdade é que não há estudos que comprovem os benefícios da ração vegana a longo prazo para os animais – a falta de nutrientes pode causar problemas à saúde do animal, principalmente se o processo não for feito com responsabilidade. Além disso, em geral os cães e gatos gostam de comer carne.

Portanto, se você está pensando em oferecer ração vegana ao seu pet, ou uma alimentação natural, considere alguns pontos muito importantes. Caso a ausência de proteína não seja suprida por outros alimentos de forma adequada, há danos à saúde os quais podem até mesmo ser irreversíveis. Alguns problemas comuns são desregulação das funções orgânicas, como diarreia, problemas no trato urinário, queda e falta de brilho nos pelos, irritação na pele e barriga d’água que é o acúmulo de líquidos nos órgãos digestivos. Em casos mais graves, o pet pode até ter tumores!

Cães a gatos têm necessidade de proteína muito maior do que nós, humanos, por exemplo. Logo, a dieta estritamente vegetariana não parece o melhor caminho. No caso dos gatos, a situação é ainda mais delicada – enquanto os cães são onívoros, ou seja, metabolizam diversas classes de alimentos, os gatos são animais carnívoros. A ração vegana para gato pode ser ainda mais prejudicial do que a ração vegana para cão. Alimentar os felinos apenas com vegetais sem complementação pode causar a morte.

Não coloque a saúde do cão ou a saúde do gato em risco! Se a sua intenção é oferecer uma alimentação natural ao seu bichinho, pesquise muito antes de iniciar qualquer processo de mudança, busque ajuda de um veterinário de confiança e pesquisa todos os prós e contras.

O ideal é ter uma alimentação regrada e equilibrada – a saúde do seu pet agradece!

Opções legais para seu cão ou gato!

No maravilhoso mundo dos pet shops há diversas opções de comidinhas saborosas para o seu ‘catioríneo’ ou “gatíneo”. Ração úmida, ração em lata, ração seca, petiscos, sachês… Fica até difícil escolher!

A alimentação do seu cão ou a alimentação do seu gato – ou ambos, caso você tenha os dois – pode ser bem diversa, mas sempre com produtos de qualidade.

Respeite a faixa etária do seu pet, o porte dele e a raça. A quantidade oferecida ao animal também precisa levar em conta estas características. Tais fatores influenciam no resultado positivo da alimentação.

Um cão ou gato filhote precisa de mais nutrientes, por exemplo. Um cão adulto, além dos nutrientes, já pode comer uma ração mais dura, pois consegue mastigá-la tranquilamente. Outro que esteja na terceira idade, precisa de uma comidinha mais mole para facilitar a mastigação.

Fontes proteicas de qualidade, como frango e salmão também são benéficas. Normalmente, os pet shops oferecem opções, super premium, premium e standard (padrão). Neste caso, a escolha vai do seu bolso. Se optar pelas rações padrões busque por aquelas que possuem mais qualidade e maior credibilidade no mercado.

2 thoughts on “Posso dar ração vegana para meu cão ou gato?

  1. Sandra Collita says:

    Os humanos cada vez mais sem noção . Agora querem acabar com os instintos animais .
    Cães são carnívoros e cada vez mais estão esquecendo disso .

    • Vanessa Abreu says:

      Olá Sandra! Tudo bem? O essencial é consultar sempre um profissional para acompanhar toda alimentação e saúde de nossos peludos ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *